Ação
Operação conjunta entre UFPel e Furg recupera aparelho no São Gonçalo
Trabalho de conserto da máquina envolveu uma lancha da universidade rio-grandina, alunos da Engenharia Hídrica de Pelotas e um mergulhador chamado especialmente para o serviço
Divulgação -
Uma operação realizada no canal do São Gonçalo, em frente ao Campus Anglo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que mobilizou a lancha Larus, da Furg, permitirá a recolocação em uso de um equipamento medidor do fluxo da água naquele local. A máquina, chamada de ADCP, apresentou problemas e interrompeu o levantamento de dados, importante no monitoramento das águas do canal e da Bacia da Lagoa Mirim.
O trabalho, realizado na semana passada, envolveu, além da tripulação da Larus, uma equipe de técnicos e estudantes do curso de Engenharia Hídrica da UFPel e um mergulhador especialmente chamado para o serviço.
O mergulhador acessou a máquina, que estava a cerca de oito metros de profundidade, e corrigiu seu posicionamento, o que permitiu o guinchamento do aparelho, com os recursos disponíveis na lancha da Furg.
Conforme o professor Gilberto Collares, da UFPel, a expectativa é que o equipamento seja consertado em 15 dias, para ser novamente posicionado e possa voltar a fornecer os dados, importantes neste período de grande movimentação das águas, em função das chuvas.
O controle do fluxo de água no São Gonçalo faz parte do projeto Monitoramento do Canal São Gonçalo e da Bacia da Lagoa Mirim, desenvolvido em conjunto pela UFPel e pela Furg. Na UFPel, o trabalho é coordenado pelo professor Collares, enquanto que na Furg pelo professor Osmar Möller.
No curso de Engenharia Hídrica da UFPel, o projeto está vinculado ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Hidrosedi, que trabalha com hidrometria e sedimentometria, na gestão de bacias hidrográficas.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário